09/03/2018

Discours rapporté

O discours rapporté do passado é o discurso indireto, aquele que se usa para contar o que foi falado por outra pessoa, ou até por nós mesmos, num dado momento anterior ao que se fala.
Em português seria passar a frase de João: "Nós vamos viajar amanhã" para "João falou que nós íamos viajar no dia seguinte".

Repare que foi feita uma modificação: o verbo ir (vamos), que estava no presente, passou para o imperfeito (íamos). Também pode haver mudança na pessoa. Exemplo: Pierre: Je suis calme. / Pierre A DIT QU'IL ÉTAIT CALME.

Este tipo de modificação também é feito para outros tempos verbais, vamos ver a tabela abaixo para entender melhor.



E agora...muita calma, nessa hora. "Ne paniquez pas". Tem uma dica que pode salvar sua maneira de ver o discours rapporté.

Observe que, nos exemplos até o futur proche, a única coisa que precisamos fazer com o verbos foi passar do presente para o indicativo. E fizemos isso para o verbo principal, como na frase: "Je suis calme/Pierre m'a dit que j'étais calme", quanto nas frases com tempos compostos, com o auxiliar avoir e aller.
Nestes casos, foi o presente desses auxiliares que passou para o imperfeito.

Apenas para o futur proche, trocou-se para o condicional, mas, mesmo assim, repare que a terminação do condicional é igual ao do imperfeito. Olha ele aí de novo.

Resumo da ópera: troque todos os presentes (de auxiliares e verbos principais pelo imperfeito) e o futuro simples pelo mesmo radical desse futuro + a terminação do condicional (exatamente igual a do imperfeito).

Et voilà!  O discurso indireto ou "discours rapporté" sem decorar  várias correspondências entre tempos verbais.

Mais uma frase de exemplo: 

-->
J'ai toujours vécu au milieu de la nature
Elle nous a répondu qu'elle avait toujours vécu au milieu de la nature

Ficou com dúvida? Escreve aí embaixo nos comentários que eu respondo. 
Espero ter ajudado você. Você também pode ver este vídeo aí embaixo. Um abraço. Fui!!!










Nenhum comentário:

Blog Archive

Nombre total de pages vues