15/06/2018

5 rios franceses - 5 fleuves français

Coucou, ça va? 

O papo hoje é sobre 5 rios franceses importantes: Le Rhin (Nord-Est), Le Rhône (Sud-est), La Loire (Nord-ouest), La Seine (Paris) et La Garonne (Sud-ouest).

Ils sont présentés dans l'ordre décroissant de longueur. 

Antes de mais nada, é importante falar sobre a diferença entre fleuve e rivière.
Fleuve é um rio grande, como o rio São Francisco ou o Amazonas, rivière é um rio pequeno.

Preste atenção também ao gênero, Le Rhône et Le Rhin, masculino e La Garonne, La Seine et La Loire, feminino.

Observe sua localização.


 

Le Rhin é de águas torrenciais e passa pela Suíça, onde nasce, França e Alemanha.

Le Rhône cruza a charmosa e perfumada região da Provence, antes parecia indomável, hoje este rio que se dirige pro Mediterrâneo fornece energia elétrica, é navegável e ajuda na irrigação.

La Seine, o mais conhecido de todos, banha Paris, permite que o Bateau-Mouche mostre a cidade de ângulos inusitados. Ao contrário dos outros dois, é um rio calmo, embora tenham sido necessárias obras para torná-lo navegável.

La Loire, um rio charmoso que banha castelos e mais castelos, no noroeste francês. É um rio "caprichoso", com aspectos diversos, trabalhos foram feitos para que se tornasse navegável e pudesse ajudar na agricultura e no fornecimento de energia elétrica.

La Garonne, conhecido como um rio violento, que nasce nos Pirineus, é um rio pequeno, se comparado aos outros. Apesar de sua localização privilegiada entre o oceano e o mediterrâneo, não é um rio muito utilizado economicamente.



Nenhum comentário:

Blog Archive

Nombre total de pages vues